Afrebras continua auditoria do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

24 de abril de 2019

O Departamento de Qualidade da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) realizou, nesta quarta-feira (24), a terceira visita avaliativa da segunda etapa do Concurso Os Melhores Sabores do Brasil. A auditoria surpresa foi realizada na ICBC Indústria e Comércio de Bebidas, em Palmital, a 415 quilômetros de São Paulo.

 

Os refrigerantes da ICBC estão inscritos em três categorias do concurso. São eles: Refrituba (categoria guaraná), Taubaína Conquista (categoria tubaína) e Guaraná Conquista (categoria exótico/regional). As auditorias são realizadas pelas engenheiras de alimentos Domênica Maioli e Adriane Almeida.

 

A segunda visita avaliativa da segunda fase do concurso ocorreu na Indústria e Comércio de Bebidas Funada, em Presidente Prudente (SP). A empresa está inscrita na categoria tubaína, com o refrigerante Tubaína Funada.

 

Já a primeira visita avaliativa da segunda fase ocorreu na empresa Sarandi, no Rio Grande do Sul, que está inscrita nas categorias Guaraná, com o produto Guaraná Sarandi, e Sabores Exóticos/Regionais, com o produto Tampy Ice, um refrigerante misto de limão e menta.

 

No total, mais nove empresas participantes do concurso serão auditadas até junho. As cinco melhores notas de cada categoria passarão para a terceira etapa, que é a análise sensorial dos produtos finalistas. Ela será realizada no Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), dentro da Fispal Tecnologia, de 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo Center.

 

Também estão inscritas nesta etapa do Concurso Os Melhores Sabores do Brasil: Bebidas Jota Efe, Bebidas Áurea, Bebidas Irmaos Salume, Refrigerantes Itamonte, Piracaia Bebidas, Refrix, Bellpar, Ticare Bebidas e Villa Jahu Bebidas. Para saber mais detalhes das inscrições de cada uma delas, clique aqui.

 

Confrebras

 

O Confrebras é realizado a cada dois anos pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras). O Concurso Os Melhores Sabores do Brasil é uma das atrações mais aguardadas de cada edição.

 

Com o objetivo de escolher os melhores refrigerantes de empresas genuinamente brasileiras, por meio dos critérios de Boas Práticas de Fabricação (BPF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e análise sensorial, o Concurso Os Melhores Sabores do Brasil também expõe ao consumidor a alta qualidade dos produtos de empresas alternativas às marcas dominantes do mercado e a diversidade de sabores brasileiros. Com as BPF, os dois aspectos de base principais do Concurso ficam em evidência: promover a segurança de alimentos e a qualidade sensorial.

 

O público do Confrebras experimenta e avalia refrigerantes regionais de todo o Brasil, premiando os sabores de destaque da indústria nacional. Com a realização do Confrebras 2019 dentro da Fispal Tecnologia, o público da Feira também vai participar da avaliação dos finalistas.

 

As inscrições para a edição 2019 do concurso foram abertas ainda em 2017, logo depois da sétima edição do Confrebras. Todos os fabricantes de bebidas associados à Afrebras puderam se inscrever. O concurso tem, nesta edição, uma nova etapa instrutiva e uma nova categoria: Refrigerante Regional/Exótico.

 

Etapas

 

O setor de Qualidade da Afrebras é responsável por todas as três etapas do projeto:

 

1. Visita Instrutiva
2. Visita Avaliativa
3. Análise Sensorial

 

As visitas instrutivas foram realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2017. O intuito dessas visitas, as quais constituem a primeira etapa do concurso, é informar, ajudar e preparar a empresa inscrita para a segunda etapa, composta pelas visitas avaliativas, em que é averiguado se a empresa inscrita cumpriu as observações feitas durante a primeira fase.

 

Ao final das visitas avaliativas, as empresas com as cinco maiores notas de cada categoria serão selecionadas para a etapa seguinte, de avaliação sensorial das amostras, que será realizada durante o Confrebras 2019 (de 25 a 28 de junho). Os visitantes e expositores presentes na Fispal Tecnologia e no Confrebras 2019 serão os julgadores dessa última etapa.

 

Novidades

 

Mais do que promover bebidas genuinamente nacionais, o concurso incentiva a excelência nas Boas Práticas de Fabricação. A Afrebras buscou ampliar esses dois aspectos do concurso para a próxima edição. Confira abaixo todas as novidades:

 

  • Visita Instrutiva: integra a parte de pré-seleção do concurso. Esta fase tem como objetivo informar, ajudar e preparar a empresa inscrita para a visita avaliativa. Com as instruções, as fábricas ficam melhor preparadas para pontuar na auditoria de Boas Práticas de Fabricação, tendo elas o prazo de um ano e meio para aplicar as adequações necessárias que as levarão à fase de Análise Sensorial;

 

  • Categoria Refrigerante Regional/Exótico: a nova categoria dá visibilidade àqueles refrigerantes típicos de cada região do Brasil e até mesmo àqueles sabores diferentes que a empresa acredita ter grande diferencial no mercado;

 

O Concurso Os Melhores Sabores do Brasil é uma iniciativa que promove a concorrência saudável entre fábricas de bebidas nacionais. Confira os vencedores da edição 2017 na Revista Confrebras.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Afrebras

 

Leia mais:

Afrebras realiza 2ª das 14 auditorias de participantes do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

Afrebras realiza primeira das 14 auditorias de participantes do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

NOVIDADES