Afrebras realiza 1ª das 12 auditorias de participantes do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

27 de março de 2019

O Departamento de Qualidade da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) iniciou, nesta quarta-feira (27), a segunda etapa do Concurso Os Melhores Sabores do Brasil. A primeira visita avaliativa da segunda fase ocorreu na empresa Sarandi, que está inscrita nas categorias Guaraná, com o produto Guaraná Sarandi, e Sabores Exóticos/Regionais, com o produto Tampy Ice, um refrigerante misto de limão e menta.

 

No total, mais 11 empresas participantes do concurso serão auditadas até junho. As cinco melhores notas de cada categoria passarão para a terceira etapa, que é a análise sensorial dos produtos finalistas. Ela será realizada no Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), dentro da Fispal Tecnologia, de 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo Center.

 

Também estão inscritas nesta etapa do Concurso Os Melhores Sabores do Brasil: Bebidas Jota Efe, Bebidas Áurea, Bebidas Irmaos Salume, Refrigerantes Itamonte, Piracaia Bebidas, ICBC Bebidas, Refrix, Bellpar, Bebidas Funada, Ticare Bebidas e Villa Jahu Bebidas. Para saber mais detalhes das inscrições de cada uma delas, clique aqui.

 

O Confrebras

 

O Confrebras é realizado a cada dois anos pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras). O Concurso Os Melhores Sabores do Brasil é uma das atrações mais aguardadas de cada edição.

 

Com o objetivo de escolher os melhores refrigerantes de empresas genuinamente brasileiras, por meio dos critérios de Boas Práticas de Fabricação (BPF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e análise sensorial, o Concurso Os Melhores Sabores do Brasil também expõe ao consumidor a alta qualidade dos produtos de empresas alternativas às marcas dominantes do mercado e a diversidade de sabores brasileiros. Com as BPF, os dois aspectos de base principais do Concurso ficam em evidência: promover a segurança de alimentos e a qualidade sensorial.

 

O público do Confrebras experimenta e avalia refrigerantes regionais de todo o Brasil, premiando os sabores de destaque da indústria nacional. Com a realização do Confrebras 2019 dentro da Fispal Tecnologia, o público da Feira também vai participar da avaliação dos finalistas.

 

As inscrições para a edição 2019 do concurso foram abertas ainda em 2017, logo depois da sétima edição do Confrebras. Todos os fabricantes de bebidas associados à Afrebras puderam se inscrever. O concurso tem, nesta edição, uma nova etapa instrutiva e uma nova categoria: Refrigerante Regional/Exótico.

 

Etapas

 

O setor de Qualidade da Afrebras é responsável por todas as três etapas do projeto:

 

  1. Visita Instrutiva
  2. Visita Avaliativa
  3. Análise Sensorial

 

As visitas instrutivas foram realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2017. O intuito dessas visitas, as quais constituem a primeira etapa do concurso, é informar, ajudar e preparar a empresa inscrita para a segunda etapa, composta pelas visitas avaliativas, em que é averiguado se a empresa inscrita cumpriu as observações feitas durante a primeira fase.

 

Ao final das visitas avaliativas, as empresas com as cinco maiores notas de cada categoria serão selecionadas para a etapa seguinte, de avaliação sensorial das amostras, que será realizada durante o Confrebras 2019 (de 25 a 28 de junho). Os visitantes e expositores presentes na Fispal Tecnologia e no Confrebras 2019 serão os julgadores dessa última etapa.

 

Novidades

 

Mais do que promover bebidas genuinamente nacionais, o concurso incentiva a excelência nas Boas Práticas de Fabricação. A Afrebras buscou ampliar esses dois aspectos do concurso para a próxima edição. Confira abaixo todas as novidades:

 

  • Visita Instrutiva: integra a parte de pré-seleção do concurso. Esta fase tem como objetivo informar, ajudar e preparar a empresa inscrita para a visita avaliativa. Com as instruções, as fábricas ficam melhor preparadas para pontuar na auditoria de Boas Práticas de Fabricação, tendo elas o prazo de um ano e meio para aplicar as adequações necessárias que as levarão à fase de Análise Sensorial;
  • Categoria Refrigerante Regional/Exótico: a nova categoria dá visibilidade àqueles refrigerantes típicos de cada região do Brasil e até mesmo àqueles sabores diferentes que a empresa acredita ter grande diferencial no mercado;

 

O Concurso Os Melhores Sabores do Brasil é uma iniciativa que promove a concorrência saudável entre fábricas de bebidas nacionais. Confira os vencedores da edição 2017 na Revista Confrebras.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Afrebras

NOVIDADES