Água na caixa é nova tendência sustentável

19 de março de 2019

Fabricantes estão repensando o uso de embalagens plásticas, prejudiciais ao meio ambiente

 

Água Hope in a Box, das Filipinas (Foto: Divulgação)

 

Nas Filipinas, uma parceria entre a Tetra Pak e a rede de cafeterias Coffee Bean & Tea Leaf acaba de dar origem à primeira água mineral em caixa do país. Batizada de Hope in a Box (“Esperança na Caixa”, em tradução livre), a marca embarca na mais recente tendência do mercado de água potável: oferecer a bebida em embalagem alternativa à garrafa plástica.

 

Um dos objetivos de envasar água dessa maneira é cuidar do meio ambiente. Isso porque a caixa utilizada é feita de papelão reciclável, proveniente de florestas certificadas. A água já está à venda e 100% dos lucros serão destinados à construção de salas de aula de escolas públicas nas Filipinas.

 

Embora seja criativo, o uso desse tipo de embalagem para água já vem sendo adotado – ainda que timidamente – em outros pontos do mundo.

 

No Reino Unido, por exemplo, existe a Water in a Box (“Água na Caixa”), que foi lançada no final do ano passado com “o objetivo de encorajar as pessoas a mudarem seus hábitos ao comprar água mineral e a escolher o papelão em vez do plástico”, segundo descreve a empresa em seu site.

 

Cada caixinha de 300 ml é vendida por 9 libras (cerca de R$ 45), preço nove vezes acima do praticado pelo restante do mercado de água mineral no país.

 

Outro exemplo do mesmo tipo de produto vem dos Nos Estados Unidos. A Boxed Water (“Água Encaixotada”) afirma, em seu site, que “a embalagem de água em garrafas de plástico produz emissões de carbono e gases de efeito estufa, além de lotar os aterros sanitários. Ao usar papel, um recurso renovável, a Boxed Water é mais sustentável e melhor para o planeta”.

 

Uma embalagem de Boxed Water de 500 ml é vendida a 1 dólar (cerca de R$ 4). E você, o que acha da ideia?

 

 

 

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

26/02/2019

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