Segundo dia do Confrebras 2017 direciona novas perspectivas para o mercado de refrigerantes

06 de abril de 2017

IMG_0563 (1)

A programação do segundo dia do Congresso Brasileiro de Bebidas (Confrebras) 2017 começou com a International Flavors & Fragances (IFF) apresentando a palestra Desafios e perspectivas do mercado de refrigerantes. Com a temática, profissionais da multinacional debateram as tendências de consumo, estratégias de marketing e o controle de qualidade das bebidas como estratégias capazes de consolidar marcas mesmo em períodos econômicos difíceis de empreender.

 

“Existe, no mercado, a força de uma nova cultura de consumo. A redução do consumo de açúcar é uma tendência. Hoje, os aromas naturais e aromas orgânicos são parte de estratégias importantes e criativas para ter uma boa performance no mercado”, explicou a palestrante Mariana Sales, aromista senior da IFF no Brasil, ao debater novas formas de criar conexão com as demandas dos consumidores de refrigerantes.

 

A tendência dos alimentos saudáveis chegou para ficar e esse novo comportamento dos consumidores já gerou impactos nas tomadas de decisão das indústrias de alimentos. Os novos consumidores de refrigerantes, uma nova geração que vai ao supermercado comprar esses produtos, já estará mais imersa na lógica do consumo menor de açúcar. E isso é um grande desafio para os fabricantes. Como consolidar a sua marca para que a conexão com o consumidor seja efetiva a longo prazo?

 

A IFF apresentou caminhos. “Os consumidores passaram por quebras de paradigmas para adotarem hábitos mais saudáveis. O caminho agora é tanto emocional, mais próximo e mais conectado às necessidades do seu consumidor, quanto estar pronto para oferecer opções de produtos mais saudáveis. Trazer soluções inovadoras com este perfil é a chave para podermos sobreviver à crise, mas não só isso. É nessa direção que vamos fazer com o que os consumidores se lembrem da gente”, explicou o palestrante Maurício Vaz, gerente de marketing da IFF no Brasil.

 

Maurício apresentou estratégias de marketing que foram cases de sucesso da indústria de alimentos. Campanhas que adotaram o storytelling e o apelo afetivo para o fortalecimento das marcas. 

 

Não só produto, mas informação!

Mesmo ainda seduzido pela abordagem emocional das empresas, os consumidores estão mais atentos ao que estão consumindo. A palestrante Andréa Valença Antunes, gerente de assuntos regulatórios da IFF, abordou questões que passam dos detalhes da fabricação à apresentação de produtos. “É preciso que as empresas foquem na educação do consumidor em relação à rotulagem e ao alimento que ele consome. A partir do momento em que as empresas educam e informam sobre questões nutricionais, o consumidor começa entender que ele tem o poder de fazer escolhas conscientes”, explicou Andréa. 

 

Cada vez mais conectados com a composição dos produtos que consomem, cabe às marcas de bebidas não só entregar as informações exigidas por regulamentação em seus rótulos. Andréa explicou que a grande estratégia neste sentido é ajudar o consumidor a entender e interpretar as informações nutricionais que estão nos produtos, para que ele saiba diferenciar e escolher o que de fato ele quer consumir.

 

Informação sempre pautou a atuação global da IFF. A empresa busca especialização, competência técnica e inovação em todos os cantos do mundo e é comprometida com o suporte ao cliente. “Com seus institutos de pesquisa, a IFF consegue analisar o que está acontecendo no mercado. Trocar informações com os fabricantes de refrigerantes do Brasil e poder desmistificar essas tendências que a IFF colhe mundo afora mostra o quanto um evento como o Confrebras é importante para o setor de bebidas neste momento de crise”, ressaltou Maurício.

 

A palestra da IFF foi uma das atrações gratuitas do Confrebras 2017. O evento é realizado pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) e contou com o patrocínio da IFF, da Univar Chemistry Delivered e da Copersucar.

 

Alisson Caetano – Assessor de imprensa
(41) 3091-5751 | imprensa@afrebras.org.br
Afrebras – Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil

NOVIDADES